Parceria entre MySpace, Yahoo e eBay cria perfil único na web |
Atualização no MySpace altera dados automaticamente em todos os sites parceiros.Objetivo é eliminar 'ilhas' na internet; novidade estará disponível nas próximas semanas.
O MySpace anunciou nesta quinta (8) o lançamento de uma "central de dados" para permitir que o internauta utilize um único perfil pessoal para compartilhar as informações em portais e serviços como Yahoo, eBay, Twitter e Photobucket. A idéia é oferecer atualizações automáticas para facilitar a vida do usuário: quando ele incluir um novo filme favorito no MySpace, essa informação aparecerá automaticamente em seu perfil do Twitter.
A iniciativa, que leva o nome de "Data Availability", estará disponível nas próximas semanas em todo o mundo. O MySpace, que soma 117 milhões de internautas das mais diferentes nacionalidades, afirmou que outros sites podem aderir à novidade, se assim quiserem.
Na prática, a quebra de barreiras vai permitir que o comunicador Yahoo Messenger atualize automaticamente dados como foto e "música favorita" tendo como base o perfil do MySpace. O compartilhamento de dados também vai acrescentar fotos, vídeos e dados biográficos do usuário em seu perfil do eBay, assim como enriquecer o Twitter com um perfil mais completo.
O anúncio foi feito por Chris Wolfe, diretor-executivo da rede social. "Os sites não serão mais ilhas na internet. O objetivo é reforçar a troca de informações entre os serviços on-line", disse em entrevista. "Com isso, seu perfil no MySpace vai virar seu endereço de internet, sua identidade", completou.
Compartilhamento
O usuário terá o perfil padrão do MySpace e poderá compartilhá-lo com todos esses outros sites. São quatro níveis de compartilhamento: informações básicas, fotos, vídeos e lista de amigos. Uma das principais preocupações dos envolvidos na iniciativa é dar ao internauta total controle sobre quais informações serão divulgadas, em que sites ele fará isso e para quais contatos.
Cada um dos sites parceiros terá um ícone indicando a disponibilidade dessa iniciativa de troca de informações. Mas se o usuário acessá-la via Twitter, para preencher automaticamente seu perfil nesse serviço de microblogging, terá de entrar também no MySpace para autorizar a transferência de dados -- a rede social concentrará todo o controle da identidade única.
Essa centralização, afirma a empresa, é muito importante para permitir o controle dos dados e garantir que sua atualização seja instantânea em todas as outras páginas selecionadas. Futuramente, o serviço também poderá estar disponível em equipamentos portáteis, mas os participantes não quiseram dar mais detalhes sobre essa possibilidade.
Parcerias
A idéia de buscar parcerias para fortalecer redes sociais não é nova. Ao permitir que desenvolvedores colocassem seus próprios aplicativos no Facebook, por exemplo, esse site de relacionamento passou a contar com diversas ferramentas e ganhou vantagem em relação à concorrência.
Em resposta, o Google criou uma iniciativa chamada OpenSocial, que consiste em uma plataforma única para a criação desses aplicativos -- com eles, os internautas podem participar de jogos, testar de conhecimentos gerais e divulgar suas músicas favoritas, por exemplo. O MySpace aderiu esse projeto, que vai facilitar o trabalho dos desenvolvedores, e agora se mostrou também interessado em poupar esforços dos internautas.
Isso porque, se a “Data Availability" realmente se popularizar, não será mais preciso digitar em todo serviço on-line que você se cadastra um resumo de sua biografia, seus gostos e a cidade onde você mora, entre muitos outros dados.
Fonte:G1
O MySpace anunciou nesta quinta (8) o lançamento de uma "central de dados" para permitir que o internauta utilize um único perfil pessoal para compartilhar as informações em portais e serviços como Yahoo, eBay, Twitter e Photobucket. A idéia é oferecer atualizações automáticas para facilitar a vida do usuário: quando ele incluir um novo filme favorito no MySpace, essa informação aparecerá automaticamente em seu perfil do Twitter.
A iniciativa, que leva o nome de "Data Availability", estará disponível nas próximas semanas em todo o mundo. O MySpace, que soma 117 milhões de internautas das mais diferentes nacionalidades, afirmou que outros sites podem aderir à novidade, se assim quiserem.
Na prática, a quebra de barreiras vai permitir que o comunicador Yahoo Messenger atualize automaticamente dados como foto e "música favorita" tendo como base o perfil do MySpace. O compartilhamento de dados também vai acrescentar fotos, vídeos e dados biográficos do usuário em seu perfil do eBay, assim como enriquecer o Twitter com um perfil mais completo.
O anúncio foi feito por Chris Wolfe, diretor-executivo da rede social. "Os sites não serão mais ilhas na internet. O objetivo é reforçar a troca de informações entre os serviços on-line", disse em entrevista. "Com isso, seu perfil no MySpace vai virar seu endereço de internet, sua identidade", completou.
Compartilhamento
O usuário terá o perfil padrão do MySpace e poderá compartilhá-lo com todos esses outros sites. São quatro níveis de compartilhamento: informações básicas, fotos, vídeos e lista de amigos. Uma das principais preocupações dos envolvidos na iniciativa é dar ao internauta total controle sobre quais informações serão divulgadas, em que sites ele fará isso e para quais contatos.
Cada um dos sites parceiros terá um ícone indicando a disponibilidade dessa iniciativa de troca de informações. Mas se o usuário acessá-la via Twitter, para preencher automaticamente seu perfil nesse serviço de microblogging, terá de entrar também no MySpace para autorizar a transferência de dados -- a rede social concentrará todo o controle da identidade única.
Essa centralização, afirma a empresa, é muito importante para permitir o controle dos dados e garantir que sua atualização seja instantânea em todas as outras páginas selecionadas. Futuramente, o serviço também poderá estar disponível em equipamentos portáteis, mas os participantes não quiseram dar mais detalhes sobre essa possibilidade.
Parcerias
A idéia de buscar parcerias para fortalecer redes sociais não é nova. Ao permitir que desenvolvedores colocassem seus próprios aplicativos no Facebook, por exemplo, esse site de relacionamento passou a contar com diversas ferramentas e ganhou vantagem em relação à concorrência.
Em resposta, o Google criou uma iniciativa chamada OpenSocial, que consiste em uma plataforma única para a criação desses aplicativos -- com eles, os internautas podem participar de jogos, testar de conhecimentos gerais e divulgar suas músicas favoritas, por exemplo. O MySpace aderiu esse projeto, que vai facilitar o trabalho dos desenvolvedores, e agora se mostrou também interessado em poupar esforços dos internautas.
Isso porque, se a “Data Availability" realmente se popularizar, não será mais preciso digitar em todo serviço on-line que você se cadastra um resumo de sua biografia, seus gostos e a cidade onde você mora, entre muitos outros dados.
Fonte:G1