Radiohead lança moda da venda digital independente |
Banda lançou novo álbum na internet, sem a ajuda de gravadora e com preço flexível.Em 2008, artistas como Courtney Love, Pearl Jam e Prince podem seguir exemplo.
A decisão da banda Radiohead de lançar seu novo álbum, “In rainbows”, online, sem a ajuda de uma gravadora e pelo preço que o consumidor decidir pagar levou a indústria da música à loucura em 2007.
Alguns elogiaram a iniciativa, vista como o início do fim das gravadoras. Outros a classificaram como mero golpe de marketing. O líder do Oasis, Liam Gallagher, disse à “Reuters” que o grupo só seguiria essa estratégia “por cima do meu cadáver”.
Mas todo mundo quer saber: quem será o próximo? Abaixo, listamos os dez maiores candidatos a abraçar a estratégia do Radiohead em 2008.
Pearl Jam
A banda de Seattle já vende gravações ao vivo por meio de seu site e segue uma tradição de eliminar intermediários para baratear a música para os fãs. Com esse sistema já implantado, seria simples fazer o mesmo com álbuns de estúdio. O Pearl Jam teria liberdade para fazer isso, já que seu contrato com a Sony BMG é negociado por álbum.
Prince
Ele já se mostrou disposto a distribuir música fora das estruturas tradicionais das gravadoras, lançando novas canções em seu website, por meio do NPG Music Club, e oferecendo seu álbum mais recente em parceria com o jornal britânico “Daily mail”. Prince também vem realizando esforços para controlar seu conteúdo na internet, por meio de uma batalha judicial contra o Pirate Bay e da proibição do uso de sua imagem em fã clubes independentes. Aparentemente, Prince quer centralizar as atenções em seu site.
Courtney Love
A cantora postou um texto em sua página no MySpace admitindo sua fascinação pelo modelo lançado pelo Radiohead e considerando a possibilidade de fazer algo similar no futuro. Seu álbum mais recente, intitulado provisoriamente “How dirty girls get clean”, deveria ter sido lançado em 2007, mas ainda não apareceu. Atualmente, Love não tem contrato com nenhuma gravadora.
Nine Inch Nails
Depois da muito anunciada despedida do selo Interscope e da Universal, o líder do Nine Inch Nails, Trent Reznor, declarou sua intenção de lançar o próximo disco do grupo no website por US$ 5. Ele também colaborou no lançamento de “Niggy tardust”, de Saul Williams, oferecido online nos moldes do álbum do Radiohead.
Daft Punk
O novo disco do grupo de música eletrônica, “Alive 2007”, foi disponibilizado no iTunes uma semana antes do lançamento físico. Apesar de ainda ter contrato com a Virgin, a banda afirma que está aberta a novas experiências. “Nossos interesses artísticos podem não ser os mesmos de uma grande gravadora quanto ao uso de formatos físicos”, disse o líder do grupo, Thomas Bangalter. “Pessoalmente, nós ainda compramos música, mas nunca em formatos físicos, como CDs. Mudamos nossos hábitos. ”
... And You Will Know us by the Trail of Dead
A banda deixou a Interscope no ultimo ano sem sinal de brigas, e há boatos de que vão fazer uma parceria de lançamento digital com a distribuidora independente Iris. O grupo está trabalhando em um novo álbum, previsto para agosto.
Chuck D / Public Enemy
Chuck D já lançou seu material e as canções do Public Enemy por meio de seu selo, o SLAMjamz, que prioriza o meio digital. Por isso, ele tem tudo para expandir seu amor pelos lançamentos por internet com o modelo de preço flexível usado pelo Radiohead.
Sufjan Stevens
O bem-sucedido roqueiro tem controle quase completo sobre sua música, por meio de seu selo Asthmatic Kitty, e exibe disposição para novas propostas. Ele até doou os direitos de uma de suas canções como prêmio em um concurso de música de Natal aberto aos fãs. No ritmo em que ele produz, Stevens pode decidir colocar suas canções no ar assim que ficam prontas, em vez de esperar para lançar um álbum tradicional.
Underworld
Depois de encerrar seu acordo com o V2 em 2005, a dupla de eletrônica lançou uma loja online oficial chamada Riverrun Project, que vende faixas individualmente combinadas com fotos digitais. O grupo já declarou seu desejo de disponibilizar novas canções imediatamente, em vez de esperar anos para formar um álbum.
Depeche Mode
Após 11 discos lançados, o grupo pop certamente não precisa mais de uma gravadora em cima. Na estrada desde 1981, o Depeche Mode tem força para lotar estádios e lançar novas canções sem o apoio de estações de rádio.
Fonte:G1
A decisão da banda Radiohead de lançar seu novo álbum, “In rainbows”, online, sem a ajuda de uma gravadora e pelo preço que o consumidor decidir pagar levou a indústria da música à loucura em 2007.
Alguns elogiaram a iniciativa, vista como o início do fim das gravadoras. Outros a classificaram como mero golpe de marketing. O líder do Oasis, Liam Gallagher, disse à “Reuters” que o grupo só seguiria essa estratégia “por cima do meu cadáver”.
Mas todo mundo quer saber: quem será o próximo? Abaixo, listamos os dez maiores candidatos a abraçar a estratégia do Radiohead em 2008.
Pearl Jam
A banda de Seattle já vende gravações ao vivo por meio de seu site e segue uma tradição de eliminar intermediários para baratear a música para os fãs. Com esse sistema já implantado, seria simples fazer o mesmo com álbuns de estúdio. O Pearl Jam teria liberdade para fazer isso, já que seu contrato com a Sony BMG é negociado por álbum.
Prince
Ele já se mostrou disposto a distribuir música fora das estruturas tradicionais das gravadoras, lançando novas canções em seu website, por meio do NPG Music Club, e oferecendo seu álbum mais recente em parceria com o jornal britânico “Daily mail”. Prince também vem realizando esforços para controlar seu conteúdo na internet, por meio de uma batalha judicial contra o Pirate Bay e da proibição do uso de sua imagem em fã clubes independentes. Aparentemente, Prince quer centralizar as atenções em seu site.
Courtney Love
A cantora postou um texto em sua página no MySpace admitindo sua fascinação pelo modelo lançado pelo Radiohead e considerando a possibilidade de fazer algo similar no futuro. Seu álbum mais recente, intitulado provisoriamente “How dirty girls get clean”, deveria ter sido lançado em 2007, mas ainda não apareceu. Atualmente, Love não tem contrato com nenhuma gravadora.
Nine Inch Nails
Depois da muito anunciada despedida do selo Interscope e da Universal, o líder do Nine Inch Nails, Trent Reznor, declarou sua intenção de lançar o próximo disco do grupo no website por US$ 5. Ele também colaborou no lançamento de “Niggy tardust”, de Saul Williams, oferecido online nos moldes do álbum do Radiohead.
Daft Punk
O novo disco do grupo de música eletrônica, “Alive 2007”, foi disponibilizado no iTunes uma semana antes do lançamento físico. Apesar de ainda ter contrato com a Virgin, a banda afirma que está aberta a novas experiências. “Nossos interesses artísticos podem não ser os mesmos de uma grande gravadora quanto ao uso de formatos físicos”, disse o líder do grupo, Thomas Bangalter. “Pessoalmente, nós ainda compramos música, mas nunca em formatos físicos, como CDs. Mudamos nossos hábitos. ”
... And You Will Know us by the Trail of Dead
A banda deixou a Interscope no ultimo ano sem sinal de brigas, e há boatos de que vão fazer uma parceria de lançamento digital com a distribuidora independente Iris. O grupo está trabalhando em um novo álbum, previsto para agosto.
Chuck D / Public Enemy
Chuck D já lançou seu material e as canções do Public Enemy por meio de seu selo, o SLAMjamz, que prioriza o meio digital. Por isso, ele tem tudo para expandir seu amor pelos lançamentos por internet com o modelo de preço flexível usado pelo Radiohead.
Sufjan Stevens
O bem-sucedido roqueiro tem controle quase completo sobre sua música, por meio de seu selo Asthmatic Kitty, e exibe disposição para novas propostas. Ele até doou os direitos de uma de suas canções como prêmio em um concurso de música de Natal aberto aos fãs. No ritmo em que ele produz, Stevens pode decidir colocar suas canções no ar assim que ficam prontas, em vez de esperar para lançar um álbum tradicional.
Underworld
Depois de encerrar seu acordo com o V2 em 2005, a dupla de eletrônica lançou uma loja online oficial chamada Riverrun Project, que vende faixas individualmente combinadas com fotos digitais. O grupo já declarou seu desejo de disponibilizar novas canções imediatamente, em vez de esperar anos para formar um álbum.
Depeche Mode
Após 11 discos lançados, o grupo pop certamente não precisa mais de uma gravadora em cima. Na estrada desde 1981, o Depeche Mode tem força para lotar estádios e lançar novas canções sem o apoio de estações de rádio.
Fonte:G1