Related Posts with Thumbnails


Donatello Arts
Artes & Entretenimento
Canais


Comunidades
Pintura Digital
Modelagem Orgãnica
Eu vejo tudo em Design




indique este Blog!


Donatello
TV
Arquivo do Blog
Política de Privacidade
Detentos estão orgulhosos de 'Thriller'
Um vídeo que mostra cerca de 1.500 prisioneiros filipinos fazendo a coreografia do clipe "Thriller", de Michael Jackson, virou fenômeno na internet na última passada. Postado no YouTube em 17 de julho por um usuário identificado apenas como byronfgarcia, o vídeo teve mais de 1 milhão de acessos no site em menos de uma semana.

A página de byronfgarcia no site de vídeos traz outros oito registros do talento musical dos detentos do chamado Centro de Detenção e Reabilitação da Província de Cebu (CPDRC). Além de "Thriller", eles já dançaram ao som de "Radio Ga Ga", do Queen, e de canções da trilha-sonora do filme "Mudança de hábito", de Whoopy Goldberg, entre outras.

Renderia um filme, mas Byron F. Garcia é, na vida real, o diretor do presídio em questão e responsável pelo conjunto de reformas internas que incluem os "espetáculos" no pátio do CPDRC. Garcia, 47 anos, é também membro de uma família influente na política das Filipinas e irmão da atual governadora da província de Cebu, Gwendolyn F. Garcia, também conhecida por lá como Mama Gwen. No mandato da irmã, que acaba de ser reeleita, ele ocupa o cargo de consultor de segurança do governo de Cebu.

Em entrevista por telefone ao G1, Garcia afirmou que as coreografias são parte de uma nova política que adotou para tentar recuperar o sistema carcerário da província. "Como em muitos outros países do mundo, nossa prisão estava superlotada, tomada pela corrupção, pelas drogas e pelo jogo."

Em dezembro de 2004, após uma violenta rebelião na antiga penitenciária, que nas palavras de Garcia "lembrava os cenários de 'Mad Max'", cerca de 1.400 presos foram transferidos para uma nova e recém-construída unidade, o tal CPDRC. Foi lá que, pela primeira vez, ganharam os agora "famosos" uniformes laranjas que aparecem usando nos vídeos do YouTube.

Junto com a transferência, Garcia baixou outras medidas, que incluíram a nomeação forçada de novas lideranças para os presos. Os líderes são todos ligados à polícia ou a grupos paramilitares, o que gerou críticas, rebatidas pelo diretor do CPDRC como "propaganda de comunistas e do pessoal dos direitos humanos". Recentemente, guardas carcereiros do CPDRC acusados de fazer oposição à candidatura de Gwen ao governo foram destituídos do cargo e enviados para plantar milho na zona rural de Cebu, segundo noticiou o "Philipine Daily Inquirer"

Corpo sadio, mente sadia
Outra norma do novo centro de detenção instituía que os presos deveriam praticar exercícios físicos diários e obrigatórios. "Existe uma lei nas Filipinas que diz que os cidadãos têm direito a se manter em forma. Mas, para não deixar os detentos sentados, sem ter o que fazer nas celas, resolvi transformar esse direito em dever por aqui. Um corpo sadio, uma mente sadia", sublinha.

Com o tempo, no entanto, Garcia conta que os internos começaram a reclamar que os exercícios eram "muito chatos". "Tentamos trocar por aulas de aeróbica, mas também era chato. Só então é que acabamos adotando a música. E fez sucesso. Os filipinos são dançarinos desde crianças. Já fizemos até 'YMCA' do Village People", diverte-se.

Por substituírem os exercícios físicos, os ensaios são diários e obrigatórios, com duração de 1 hora. Para a coreografia da primeira parte de "Thriller" - que tem 4min25 no YouTube contra os pouco mais de 8min da versão original de Michael Jackson - os detentos do CPDRC ensaiaram por cerca de um mês.

"Eles estão muito orgulhosos do que fizeram. Ali tem criminosos violentos e até estupradores dançando 'Thriller'! São pessoas que estão recuperando a sua dignidade e que, por incrível que pareça, se sentem orgulhosos em fazer parte do CPDRC", afirma o diretor do presídio.

Garcia, que cuida ele próprio de filmar, editar e colocar os vídeos na internet, conta que foi pego de surpresa com o sucesso do vídeo de "Thriller" no YouTube. "Já vinha colocando outros havia nove meses, mas nunca eram tão vistos. E agora nós temos um hit! O difícil vai ser superar este", pondera.

Cartas na manga os detentos já têm: neste exato momento, ensaiam a segunda parte de "Thriller", que será apresentada publicamente em agosto, durante um feriado nacional nas Filipinas. Outra opção seria "Grease", musical de John Travolta e Olivia Newton-John, deixada de lado inicialmente no embate com o clássico-zumbi gravado por Michael Jackson nos anos 1980.
Fonte:G1
postado por D o n a t e ll o™ at 11:57 AM

Desde 2005




Downloads
Programas interessantes e gratuitos.

Mulheres
Belas garotas em fotos sensuais.

Músicas
Músicas para ouvir e curtir.

Vídeos
Os melhores vídeos selecionados e organizados.

Tutoriais
Tutoriais de todos os tipos.

Tirinhas
As melhores Tiras e Charges.

R 3D
Portifólio Digital.

Parceiros
buy posters and art prints Fortube.tk :: Best of TUBE Colmeia: O melhor dos blogsEstá no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

Celebridades no Desciclopédia


Links Parceiros