Related Posts with Thumbnails


Donatello Arts
Artes & Entretenimento
Canais


Comunidades
Pintura Digital
Modelagem Orgãnica
Eu vejo tudo em Design




indique este Blog!


Donatello
TV
Arquivo do Blog
Política de Privacidade
Chimpanzé tem raiva, mas não é rancoroso
Ao contrário de humanos, animal não parece se importar quando outro se dá melhor.Quando é roubado, no entanto, ele não hesita em se vingar.

Um chimpanzé com raiva vai se vingar, mas, diferentemente de um ser humano, ele não vai fazer isso por rancor. É o que afirma um estudo publicado nesta segunda-feira (16), que ajuda a entender como as pessoas percebem o que é justo.

A pesquisa mostra que chimpanzés buscam vingança quando injustiçados, mas que eles não punem os outros por rancor. Por exemplo, quando outro chimpanzé simplesmente se dá melhor em alguma coisa, diz o líder do estudo Keith Jensen, biólogo evolucionista do Instituto Max Planck, na Alemanha.

Os cientistas debatiam se o senso de justiça e comparação social se aplica apenas a seres humanos. O estudo foi uma tentativa de responder essa pergunta, disse Jensen.

“Como os humanos, os chimpanzés retaliam contra ações que fazem mal para eles pessoalmente, mas diferentemente dos humanos, eles são indiferentes a resultados simplesmente pessoalmente desvantajosos e, portanto, não são rancorosos”, disse o autor e seus colegas no texto do trabalho, publicado na revista da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos, a “PNAS”.

O estudo sugere que a raiva é uma força motivacional importante, mas as suas causas variam muito entre chimpanzés e humanos. “Tanto humanos e macacos se zangam com roubo, mas os humanos ficam mais irritados com a injustiça”, diz o pesquisador.

Os pesquisadores estudaram como os chimpanzés respondiam a perdas e roubos ao colocá-los, cada um de um lado, em uma pequena sala com acesso à comida em uma mesa que deslizava.

Cada animal segurava uma acorda que permitia que a mesa deslizasse e deixasse a comida fora de alcance. Sem surpresas, os chimpanzés preferiam não derrubar a mesa quando tinham que comer.

Quando os pesquisadores deixavam a comida visível, mas inalcançável, ou quando um outro chimpanzé podia comer bem na frente de outro, os animais não pareciam se importar.

Mas quando um dos chimpanzés era capaz de tirar a comida do outro, o que ficava sem quase sempre derrubava a mesa para se vingar.

“A punição só era feita quando havia roubo envolvido”, disse Jensen”. “A única opção para a vítima nesse caso é derrubar a mesa e ninguém come”, afirma.
Fonte:G1
postado por D o n a t e ll o™ at 10:57 AM

Desde 2005




Downloads
Programas interessantes e gratuitos.

Mulheres
Belas garotas em fotos sensuais.

Músicas
Músicas para ouvir e curtir.

Vídeos
Os melhores vídeos selecionados e organizados.

Tutoriais
Tutoriais de todos os tipos.

Tirinhas
As melhores Tiras e Charges.

R 3D
Portifólio Digital.

Parceiros
buy posters and art prints Fortube.tk :: Best of TUBE Colmeia: O melhor dos blogsEstá no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

Celebridades no Desciclopédia


Links Parceiros