Related Posts with Thumbnails


Donatello Arts
Artes & Entretenimento
Canais


Comunidades
Pintura Digital
Modelagem Orgãnica
Eu vejo tudo em Design




indique este Blog!


Donatello
TV
Arquivo do Blog
Política de Privacidade
'Agora sim escuto minha voz', diz Milton Nascimento ao relançar CD
Foi ouvindo a reedição do álbum Elis & Tom, lançado pela gravadora Trama, que Milton Nascimento resolveu atender a um pedido antigo do seu público e relançar os dois álbuns do Clube da Esquina.

"Todo mundo me falava sobre como era difícil achar o disco, e quando vi o trabalho do João Marcello Bôscoli, presidente da gravadora e filho de Elis, percebi que só relançaria com ele". Assim foi feito, e os dois discos foram transformados em três CDs, lançados pela EMI-Odeon com processo de restauração conduzido por Bôscoli.

Os arranjos originais foram mantidos e os álbuns, remasterizados, com eliminação de ruídos e melhora na qualidade do som. "Parece que agora sim escuto minha voz", comemora Milton, que descarta o lançamento de um novo álbum do Clube ou show de reencontro. "O Clube da Esquina está encerrado, os dois discos que lançamos foram definitivos", argumenta.

Da caipirinha, o Clube da Esquina
O Clube da Esquina nunca existiu como instituição formal e surgiu da amizade do compositor com os irmãos Borges na Belo Horizonte dos anos 60. Se em princípio enturmou-se com os mais velhos, foi com o pequeno Lô, à época com 10 anos, que Milton fez a parceria que resultou no primeiro disco do Clube da Esquina, gravado em 1972 no Rio.

"Eu convidei o Lô para ir a um botequim para ele tomar um refrigerante e ele pediu uma caipirinha de limão. Fiquei olhando, desaprovador, e pensando: 'está grandinho o Lô'. Foi a primeira vez que não o vi como criança. Ele disse que queria mostrar alguns trabalhos e a partir daí não paramos mais", conta Milton.

Foi deste encontro que nasceu a música Clube da Esquina. À dupla, reuniram-se ainda nomes como Beto Guedes, Wagner Tiso e Márcio Borges, irmão de Lô. O nome foi idéia deste, de tanto ouvir a mesma resposta dada à sua mãe quando perguntava dos filhos: "Estão lá na esquina, cantando e tocando violão."

O primeiro trabalho do Clube da Esquina rendeu a Milton Nascimento um convite para gravar com o saxofonista Wayne Shorter. O álbum também consta do livro coordenado pelo crítico inglês Robert Dimery, 1001 Discos Para Ouvir Antes de Morrer, e recebeu elogios de diversos músicos, embora tenha sido criticado pela imprensa em seu lançamento.

Relacionamento delicado
A relação com a mídia, aliás, sempre foi um tema controverso para o compositor. "Fui alvo de muita falta de respeito pela imprensa, em diversas épocas. Saber que o Clube da Esquina é o disco de cabeceira de pessoas do mundo inteiro é uma benção de Deus e um cala a boca para quem fala besteira", afirma.

O segundo álbum só seria lançado em 1978. "Nem sabia que o Lô estava no Rio e quando o encontrei ele estava sentado no chão com um violão, compondo. Eu já cheguei dizendo: 'chega de preguiça, está na hora de trabalharmos de novo', e assim começamos mais um disco, que era na verdade uma grande reunião de amigos".

Milton voltaria a se sentir desrespeitado pela imprensa em 1996, quando recebeu o diagnóstico de diabetes e precisou tomar um remédio que causou-lhe anorexia. Ao emagrecer rapidamente, ele se viu cercado de boatos de que estaria com aids.

Mais de dez anos depois, o episódio parece ter deixado cicatrizes. "Aquilo tudo abalou muito minha família e meus amigos, pessoas que gostam de mim e sofreram muito. O caso acabou se tornando uma batalha entre os médicos que me trataram e outros que nem me conheciam e afirmaram coisas que não eram verdade. Meus médicos resolveram não processar. Eu, no entanto, não sei se teria perdoado", afirma.

Futuro e música brasileira
É ao falar dos novos projetos, porém, que se percebe a empolgação em sua voz. O compositor se prepara para lançar pelo seu próprio selo, o Nascimento, trabalhos de cantores como a mineira Marina Machado, sua parceira em quatro músicas no disco Pietá e o jovem sambista Pedrinho do Cavaco.

"Não gosto quando dizem que a música brasileira vai mal. Existem ótimos músicos na nova geração, e essa renovação me faz muito feliz", finaliza.
Fonte: Terra|por Flávia Faccini
postado por D o n a t e ll o™ at 7:01 AM

Desde 2005




Downloads
Programas interessantes e gratuitos.

Mulheres
Belas garotas em fotos sensuais.

Músicas
Músicas para ouvir e curtir.

Vídeos
Os melhores vídeos selecionados e organizados.

Tutoriais
Tutoriais de todos os tipos.

Tirinhas
As melhores Tiras e Charges.

R 3D
Portifólio Digital.

Parceiros
buy posters and art prints Fortube.tk :: Best of TUBE Colmeia: O melhor dos blogsEstá no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

Celebridades no Desciclopédia


Links Parceiros