Sites convocam internautas para criar 'Orkut genealógico' |
Objetivo é colocar na rede uma grande árvore genealógica de toda a humanidade.Iniciativa foi inspirada nos sites de relacionamento como 'Orkut' e 'Myspace'.
Em vez de compilar milhares de nomes de antepassados, os sites de genealogia estendem agora suas teias entre os vivos, buscando cumprir um sonho comum: desenhar a árvore genealógica de toda a Humanidade.
A compra nesta quarta-feira por mais de 300 milhões de dólares de um dos líderes mundiais da genealogia, o Ancestry.com -- com arquivos históricos com cinco bilhões de nomes -- por parte do fundo de investimentos Spectrum, ilustra o sucesso fulgurante e rentável desta atividade que interessa a todas as gerações.
A genealogia investiu na internet desde cedo, empolgada com a possibilidade de compartilhar dados. Com isso, floresceram páginas destinadas a historiadores ou aficionados. Mas estes sites foram substituídos por páginas interativas que se inspiram em sites de relacionamentos, como o MySpace ou o Facebook.
Tais sites da web de genealogia propõem que cada usuário crie facilmente sua própria árvore genealógica e acrescentando os nomes de sua família para que sejam conectados a árvores criadas por outros usuários.
O Ancestry.com, pioneiro na compilação de dados e que recentemente se transformou em um lugar interativo, teve um sucesso estrondoso a partir de então: desde julho de 2006, viu a criação de mais de 3,8 milhões de árvores genealógicas, que contam com mais de 330 milhões de nomes, além de fotografias, depoimentos e documentos escaneados.
Este entusiasmo internacional demonstrou ser rentável: o Ancestry.com, presente em oito países, conta com 900.000 sócios, 2,5 milhões de membros ativos e recebe 8,2 milhões de novos visitantes por mês em esfera mundial.
Segundo Michael Arrington, do site especializado TechCrunch, "nenhum de seus rivais conseguiu melhor do que o Ancestry.com tirar partido de seus serviços, e o The Generation Networks (casa matriz desta página de genealogia) registra um volume de negócios de cerca de 150 milhões de dólares anuais com uma grande margem de lucros".
O Ancestry.com é o site mais rico em arquivos, com mais de cinco bilhões de nomes arrecadados de censos americanos desde 1790, listas de passageiros de barcos que chegaram à América, arquivos da comunidade afro-americana ou até expedientes militares americanos. Mas ele enfrenta a concorrência de cada vez mais recém chegados.
É o caso de Geni, lançado no início de 2007, que oferece gratuitamente a possibilidade do usuário criar sua própria árvore genealógica e entrar em contato com parentes. Esta página já seduziu cinco milhões de usuários e obteve investimedores que a avaliam em US$ 100 milhões.
Em vez de cobrar pela busca dos antepassados em seus arquivos, a Geni se interessa pelos vivos: conecta parentes que não se conhecem e espera, um dia, vincular todas as árvores genealógicas em uma imensa árvore única da população mundial.
É também a ambição do site israelense MyHeritage, que conta com 17 milhões de usuários e já compilou 180 milhões de nomes.
Despertados por esta nova concorrência, os pioneiros se modernizaram. Também o FamilySearch.org, a organização da comunidade mórmon que compila arquivos dos últimos 100 anos, está digitalizando seus documentos. Seu site já conta com 640 milhões de nomes e aumenta na razão de um milhão de novos membros mensalmente.
Alguns sites buscam automaticamente correspondências, como o FamilyInHistory, o FamilyRelatives, o FamilyLink ou o TreeX.com. Inclusive o site de relacionamentos Facebook acaba de criar um aplicativo de genealogia.
Outro desenvolvimento impactante é a genealogia genética. O Ancestry.com acaba de anunciar o lançamento do DNA.ancestry.com para propor serviços de genealogia genética, um setor em pleno desenvolvimento.
Há uma semana vende 'kits' de testes de DNA, que permitem a cada um de seus clientes cartografar seu código genético para compará-lo com outros descendentes de um mesmo ancestral.
Fonte:G1
Em vez de compilar milhares de nomes de antepassados, os sites de genealogia estendem agora suas teias entre os vivos, buscando cumprir um sonho comum: desenhar a árvore genealógica de toda a Humanidade.
A compra nesta quarta-feira por mais de 300 milhões de dólares de um dos líderes mundiais da genealogia, o Ancestry.com -- com arquivos históricos com cinco bilhões de nomes -- por parte do fundo de investimentos Spectrum, ilustra o sucesso fulgurante e rentável desta atividade que interessa a todas as gerações.
A genealogia investiu na internet desde cedo, empolgada com a possibilidade de compartilhar dados. Com isso, floresceram páginas destinadas a historiadores ou aficionados. Mas estes sites foram substituídos por páginas interativas que se inspiram em sites de relacionamentos, como o MySpace ou o Facebook.
Tais sites da web de genealogia propõem que cada usuário crie facilmente sua própria árvore genealógica e acrescentando os nomes de sua família para que sejam conectados a árvores criadas por outros usuários.
O Ancestry.com, pioneiro na compilação de dados e que recentemente se transformou em um lugar interativo, teve um sucesso estrondoso a partir de então: desde julho de 2006, viu a criação de mais de 3,8 milhões de árvores genealógicas, que contam com mais de 330 milhões de nomes, além de fotografias, depoimentos e documentos escaneados.
Este entusiasmo internacional demonstrou ser rentável: o Ancestry.com, presente em oito países, conta com 900.000 sócios, 2,5 milhões de membros ativos e recebe 8,2 milhões de novos visitantes por mês em esfera mundial.
Segundo Michael Arrington, do site especializado TechCrunch, "nenhum de seus rivais conseguiu melhor do que o Ancestry.com tirar partido de seus serviços, e o The Generation Networks (casa matriz desta página de genealogia) registra um volume de negócios de cerca de 150 milhões de dólares anuais com uma grande margem de lucros".
O Ancestry.com é o site mais rico em arquivos, com mais de cinco bilhões de nomes arrecadados de censos americanos desde 1790, listas de passageiros de barcos que chegaram à América, arquivos da comunidade afro-americana ou até expedientes militares americanos. Mas ele enfrenta a concorrência de cada vez mais recém chegados.
É o caso de Geni, lançado no início de 2007, que oferece gratuitamente a possibilidade do usuário criar sua própria árvore genealógica e entrar em contato com parentes. Esta página já seduziu cinco milhões de usuários e obteve investimedores que a avaliam em US$ 100 milhões.
Em vez de cobrar pela busca dos antepassados em seus arquivos, a Geni se interessa pelos vivos: conecta parentes que não se conhecem e espera, um dia, vincular todas as árvores genealógicas em uma imensa árvore única da população mundial.
É também a ambição do site israelense MyHeritage, que conta com 17 milhões de usuários e já compilou 180 milhões de nomes.
Despertados por esta nova concorrência, os pioneiros se modernizaram. Também o FamilySearch.org, a organização da comunidade mórmon que compila arquivos dos últimos 100 anos, está digitalizando seus documentos. Seu site já conta com 640 milhões de nomes e aumenta na razão de um milhão de novos membros mensalmente.
Alguns sites buscam automaticamente correspondências, como o FamilyInHistory, o FamilyRelatives, o FamilyLink ou o TreeX.com. Inclusive o site de relacionamentos Facebook acaba de criar um aplicativo de genealogia.
Outro desenvolvimento impactante é a genealogia genética. O Ancestry.com acaba de anunciar o lançamento do DNA.ancestry.com para propor serviços de genealogia genética, um setor em pleno desenvolvimento.
Há uma semana vende 'kits' de testes de DNA, que permitem a cada um de seus clientes cartografar seu código genético para compará-lo com outros descendentes de um mesmo ancestral.
Fonte:G1