Related Posts with Thumbnails


Donatello Arts
Artes & Entretenimento
Canais


Comunidades
Pintura Digital
Modelagem Orgãnica
Eu vejo tudo em Design




indique este Blog!


Donatello
TV
Arquivo do Blog
Política de Privacidade
Ele quer botar ordem no Youtube
Conheça o novo projeto de Marcos Wettreich, um dos pioneiros da internet brasileira

Uma das principais reclamações dos usuários de sites de vídeos na internet, como o YouTube e o Google Video, é ter mais facilidade na hora de encontrar algum filme. Como os vídeos são feitos pelos próprios usuários, eles não seguem um critério lógico de organização e ficam perdidos no meio da bagunça digital. Um vídeo sobre futebol, por exemplo, pode ter sido cadastrado com qualquer palavra, menos “futebol”, por um usuário italiano – onde o esporte se chama “calcio”. Ou por um americano, que insiste em chamar o esporte de “soccer”. O desafio das empresas que possuem esses sites é justamente pôr ordem nesse caos. Ou era. Nesta quarta, 27, estréia no Brasil um site que tem a ambiciosa missão de fazer isso. Ele se chama WeShow. Foi criado pelo empresário Marcos Wettreich, um dos pioneiros da internet brasileira, que comandou com sucesso, no passado, sites como o IBest.

O princípio do WeShow é fácil de entender: em vez de ele ser um mero repositório de vídeos, ele os organiza e cataloga em diversas categorias. São mais de 200 classificações diferentes. O site não hospeda nenhum vídeo, mas funciona como um portal que direciona o internauta para os sites onde estão os filmes. É, basicamente, um agregador de conteúdo. “Só no YouTube são postados mais de 100 mil vídeos por dia. Com um volume desses, ninguém consegue encontrar o que quer. Só se o vídeo for recomendado por alguém”, diz Wettreich. “É justamente o que faremos. Navegamos na web, encontramos os melhores vídeos, os classificamos e indicamos aos internautas.”

Esse filtro de vídeos é um serviço inédito no mundo. Por isso, Wettreich decidiu abrir uma empresa internacional. A WeShow, da qual ele é presidente, tem sede em Nova York, nos Estados Unidos. Também possui um escritório no Brasil, no Rio de Janeiro, e em breve ganhará filiais em outros países. Hoje, Wettreich passa a maior parte do tempo em Nova York. De lá, lançou o WeShow nos EUA na semana passada. Hoje, estréia o site em português e outra versão para os ingleses. Até outubro, três outros países ganharão versões locais do WeShow – Wettreich não revela quais, mas a especulação é que seja na Ásia, uma região na qual os usuários são ávidos por vídeos. Até janeiro de 2008, outros quatro países deverão ter uma versão local do WeShow.

O modelo de negócios do site será baseado em publicidade online. A expectativa de Wettreich é de que o WeShow, por ser global e segmentado, possa atrair anunciantes da TV tradicional. “Uma empresa pode patrocinar o canal de esportes só no site da Inglaterra”, diz ele. “Ou melhor: pode patrocinar apenas os vídeos de basquete da NBA da temporada passada só nos EUA. As possibilidades são quase ilimitadas.”

Wettreich fez o site com dinheiro do próprio bolso. Ele é um dos poucos brasileiros que ficaram ricos com a internet. Uma de suas primeiras empresas, a MLab, que fazia sites, foi vendida em 2001 por US$ 36 milhões. Dois anos mais tarde, ele vendeu o IBest à Brasil Telecom por US$ 72 milhões. Quando esteve à frente dos negócios, sempre foi majoritário. Wettreich é uma figura polêmica da internet. Seu estilo de gestão é considerado centralizador demais e até mesmo arrogante pelos oponentes. Os mesmos adversários, no entanto, reconhecem sua competência. Ele é, inegavelmente, um dos empresários mais bem-sucedidos da web brasileira. E esse sucesso se reflete em sua conta bancária. Para o WeShow, ele tirou do bolso algo como US$ 2 milhões.

Na semana passada, Wettreich conseguiu um aporte de capital de empresários americanos para investir ainda mais do WeShow. Entre os sócios está o fundo Pilot Group, especializado em investimentos no setor de mídia. É uma empresa comandada por Bob Pittman, um dos criadores da MTV e um dos responsáveis pelo sucesso da America Online (AOL) nos primórdios da internet nos EUA. Outro investidor é o professor William “Bill” Sahlman, da Universidade Harvard, que é considerado um dos maiores especialistas mundiais em empreendedorismo. Além deles, outras empresas fazem parte do primeiro grupo de investidores do WeShow. Ao todos, essas companhias vão colocar US$ 6 milhões na empresa até o fim do ano. Considerando-se as megalomanias do passado da internet – a AOL chegou a fazer uma oferta de US$ 9 bilhões pelo site brasileiro Universo Online (UOL) em 1999, por exemplo – trata-se de pouco dinheiro para um projeto tão ambicioso.

Wettreich orgulha-se disso. “Quero uma estrutura enxuta, com editores qualificados para selecionar os vídeos e uma boa equipe de vendas. Fora isso, nos beneficiaremos dos grandes conceitos da internet hoje: o conteúdo gerado pelo usuário e o long tail”, diz Wettreich. Ele se refere ao conceito criado por Chris Anderson, editor-chefe da revista Wired, que diz que, na internet, a soma dos produtos que individualmente vendem poucas unidades pode representar um negócio maior que o dos best-sellers. Como toda onda que surge no mundo virtual, esse fenômeno ganhou um nome. É conhecido em inglês como long tail,ou cauda longa. A expressão surgiu por causa do gráfico matemático que representa essa constatação e virou febre no Vale do Silício. “O novo disco do U2 não garante mais o sucesso da indústria de entretenimento”, disse Anderson num artigo publicado na Wired. “Isso significa que a MTV não decide mais quem vai sustentar a indústria fonográfica. Quem manda é o gosto do consumidor.” É exatamente nisso que aposta Wettreich. “O WeShow é, no fundo, uma empresa de mídia. Um filtro do long tail.”, diz ele. “Apontamos para os vídeos de acordo com a preferência do público.”

Além de ser um agregador, o WeShow terá outras duas funcionalidades. A primeira delas é uma TV pela web, em que apresentadores farão programas com os vídeos amadores. A outra é um prêmio, chamado WeShow Awards, em que os internautas vão escolher os melhores vídeos entre as 200 categorias todos os meses. “O conteúdo gerado pelos usuários precisa ser celebrado”, afirma Wettreich. Ele próprio espera que sim, para o bem de seu novo negócio.
Por Eduardo Vieira
postado por D o n a t e ll o™ at 1:40 PM

Desde 2005




Downloads
Programas interessantes e gratuitos.

Mulheres
Belas garotas em fotos sensuais.

Músicas
Músicas para ouvir e curtir.

Vídeos
Os melhores vídeos selecionados e organizados.

Tutoriais
Tutoriais de todos os tipos.

Tirinhas
As melhores Tiras e Charges.

R 3D
Portifólio Digital.

Parceiros
buy posters and art prints Fortube.tk :: Best of TUBE Colmeia: O melhor dos blogsEstá no seu momento de descanso né? Entao clique aqui!

Celebridades no Desciclopédia


Links Parceiros