A história do Fusca |
A história do besouro começa em 1934, quando Ferdinand Porsche assinou o contrato para o desenvolvimento do 'carro do povo'. O projeto foi financiado por Adolf Hitler, que pretendia usar o Fusca como um 'objeto de representação perante as demais nações', explica Gromow. O protótipo ficou pronto em 1936, e a produção em série começou apenas após o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945.
Aqui, a primeira unidade foi vendida em 1950, importada da Alemanha pela Brasmotor. No ano seguinte, ela começou a montagem local pelo sistema CKD (completamente desmontado).
O ano de 1953 foi interessante na história do carro no Brasil. Durante três anos ele foi montado, simultaneamente, por Brasmotor e VW, que chegara ao país naquele ano. O primeiro Fusca 'made in Brazil' saiu da linha de montagem em 1959, ano em que foram vendidas 8.406 unidades. A produção brasileira parou em 1986, principalmente pela defasagem tecnológica do modelo e a boa aceitação do Gol. Segundo a VW, até aquela data, 3,3 milhões de unidades foram produzidas.
Em 1993 a produção foi retomada. Na época, o então presidente Itamar Franco concedeu à montadora incentivos fiscais, pois via no Fusca a oportunidade de
reforçar o conceito de carro popular. Porém, com o fim do seu mandato, em 1996, a produção foi extinta de vez. Naqueles três anos foram montadas 47.758 unidades.
A Volkswagen contabiliza cerca de 21,5 milhões de Fuscas produzidos em todo o mundo. No México, último ninho do besouro, a produção somou 1.688.492 unidades. Salvo o período de 1993 a 1996 no Brasil, desde 1986 a linha de montagem mexicana era a única a produzir o carro. Nos anos 90, eram montadas cerca de 275 unidades diárias. Ultimamente, apenas 55. O New Beetle, que chegou ao mercado em 1998, também é feito no país norte-americano. Entre janeiro e abril de 2003, 867 unidades do novo Fusca foram vendidas.
Fonte:Auto Esporte
Aqui, a primeira unidade foi vendida em 1950, importada da Alemanha pela Brasmotor. No ano seguinte, ela começou a montagem local pelo sistema CKD (completamente desmontado).
O ano de 1953 foi interessante na história do carro no Brasil. Durante três anos ele foi montado, simultaneamente, por Brasmotor e VW, que chegara ao país naquele ano. O primeiro Fusca 'made in Brazil' saiu da linha de montagem em 1959, ano em que foram vendidas 8.406 unidades. A produção brasileira parou em 1986, principalmente pela defasagem tecnológica do modelo e a boa aceitação do Gol. Segundo a VW, até aquela data, 3,3 milhões de unidades foram produzidas.
Em 1993 a produção foi retomada. Na época, o então presidente Itamar Franco concedeu à montadora incentivos fiscais, pois via no Fusca a oportunidade de
reforçar o conceito de carro popular. Porém, com o fim do seu mandato, em 1996, a produção foi extinta de vez. Naqueles três anos foram montadas 47.758 unidades.
A Volkswagen contabiliza cerca de 21,5 milhões de Fuscas produzidos em todo o mundo. No México, último ninho do besouro, a produção somou 1.688.492 unidades. Salvo o período de 1993 a 1996 no Brasil, desde 1986 a linha de montagem mexicana era a única a produzir o carro. Nos anos 90, eram montadas cerca de 275 unidades diárias. Ultimamente, apenas 55. O New Beetle, que chegou ao mercado em 1998, também é feito no país norte-americano. Entre janeiro e abril de 2003, 867 unidades do novo Fusca foram vendidas.
Fonte:Auto Esporte
3 Comments:
não sabia q o fusquinha tinha tanta história... Hitler encabeçando o projeto tb não...
bom post!
Lembro de um filme do Woody Allen "o dorminhoco" em que o protagonista acordava no ano de 2 mil e cacetada e se depara comum fusquinha abandonado em uma gruta,,,,, e o carrinho funcionava.....
Bem eu amo fusca, só não possuo um porque nem sequer sei dirigir...
Parabéns pelo excelente conteúdo da postagem.
Poxa eu tive um fusquinha 66 serio era muito banana que depois de um ano eu pude enetender melhor o carra muitas vezes era eu que mexia na mecanica... alem que eram um carro todo original e a unca coisa que tinha colocado era o som que deixava todo mundo de cara!!! Mas ai eu ainda tenho uma paixão por aquele fusquinha...
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